História

por Interlegis — última modificação 17/01/2023 09h53
A Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí é o Órgão Legislativo do Município de Campo Grande do Piauí. Desde a 1ª Legislatura (1997-2000), é composta por 09 vereadores, número estabelecido pela Constituição de 1988 para cidades com até 15 mil habitantes.
Gentílico: campo grandense

Histórico

Campo Grande do Piauí Piauí - PI 

Histórico 
A origem do município de Campo Grande do Piauí está ligada a uma casa de farinha, de propriedade do Sr. Moisés Bezerra. Tendo como seus primeiros habitantes os Sr. Manoel Alves de Souza, João Marcos Bezerra e Benedito Joaquim de Carvalho.
Mais tarde, com a chegada dos primeiros comerciantes, João José Ramos, José Alice Bezerra e Domingos Marcos, forma-se povoado Moisés Bezerra. Teve com grande empreendedor o comerciante João José Ramos que incentivou a construção de um mercado, que deu impulso à criação da feira livre, atraindo comerciantes de toda a região. Com o desenvolvimento e crescimento do povoado, nasceu a ideia de emancipação administrativa.
O movimento teve como principais líderes, o então prefeito de Jaicós, Dr. Elias João Ramos e o líder político João José Ramos. 
Gentílico: Campo-grandense 

Formação Administrativa:
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Campo Grande do Piauí, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Jaicós. Sede no atual distrito de Campo Grande do Piauí ex-povoado de Moizés Bezerra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-011997.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte

IBGE