Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí realiza 2° Sessão Extraordinária e 6° Sessão Ordinária aprovando 3 projetos por unanimidade
A Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí realizou, nesta sexta-feira, 06 de junho, a 2ª Sessão Extraordinária e a 6ª Sessão Ordinária do ano legislativo, no Plenário José Nubisvaldo de Sousa. Todos os projetos discutidos foram aprovados por unanimidade, em um momento de diálogo e união entre os poderes Executivo e Legislativo, sempre pautados pelo compromisso com o bem-estar da população campo-grandense.
No primeiro momento da noite, foi realizada a 2ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, durante a qual os parlamentares aprovaram por unanimidade a prestação de contas da Prefeitura referente ao exercício de 2023. O parecer favorável emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que atestou a regularidade da gestão do prefeito Dr. Tico, foi seguido integralmente pelo Projeto de Decreto Legislativo emitido pela a Comissão de Finanças e Orçamento e aprovado por unanimidade pelos vereadores. A decisão reforça o compromisso da administração com a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa aplicação dos recursos públicos.
Em seguida, a 6° Sessão Ordinária do ano de 2025 foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Quirino Francisco Bezerra, que apresentou a pauta do dia e coordenou os trabalhos conforme o regimento interno. O prefeito Dr. Tico participou da reunião e apresentou dois novos projetos de grande relevância para o desenvolvimento do município.
O Projeto de Lei nº 008/2025 – Dispõe sobre a aquisição de um terreno de 07,04 hectares para a construção do Matadouro do Município de Campo Grande do Piauí e dá outras providências, trata-se da aquisição de um terreno de 7,04 hectares, localizado fora da zona urbana, para a construção de um novo matadouro público. A proposta foi elaborada como resposta às recomendações do Ministério Público, que vinha solicitando melhorias estruturais no atual matadouro, hoje situado em uma área urbanizada. O prefeito explicou que o novo terreno, além de amplo, está estrategicamente localizado para evitar transtornos futuros, como ocorreu com a atual estrutura, que foi construída quando a região ainda não era habitada.
Dr. Tico destacou que a sugestão de construir um novo matadouro foi bem recebida pelo Ministério Público e representa uma ação planejada para o futuro da cidade, garantindo segurança sanitária e conforto para a população.
A vereadora Eliana Bezerra também se manifestou sobre a proposta e elogiou a iniciativa:
“É uma decisão acertada e de responsabilidade. Pensar num local mais amplo, que cumpra as exigências sanitárias, é cuidar da saúde do nosso povo. E o espaço antigo pode ser reaproveitado com novas ideias. Campo Grande só tem a ganhar com isso.”
O vereador Júnior parabenizou a medida e solicitou informações mais detalhadas sobre o valor e a localização exata da área a ser adquirida. Já o vereador Verenilson Manoel usou o espaço para destacar a importância da iniciativa, afirmando que a mudança será benéfica tanto para os moradores do entorno do matadouro atual quanto para os trabalhadores que atuam no local, garantindo melhores condições de trabalho e saúde pública.
Outro projeto encaminhado pelo Executivo e aprovado na sessão foi o Projeto de Lei nº 010/2025 - Altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 206/2014, relacionados a funções de coordenação na área da saúde municipal, e dá outras providências. Ou seja, trata-se da atualização das nomenclaturas dos cargos de coordenação da saúde municipal, em razão das novas diretrizes de programas e políticas públicas. O prefeito esclareceu que a proposta não altera as funções nem a remuneração dos servidores, sendo uma adequação necessária às exigências técnicas e administrativas atuais.
Ainda durante a sessão, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2025 - Dispõe sobre a outorga de TÍTULO DE CIDADÃO CAMPO-GRANDENSE ao ilustríssimo Senhor CÍCERO ROMUALDO DA SILVA e dá outras providências. Projeto de autoria do vereador Helvídio Boaventura, que concede o Título de Cidadão Campo-grandense ao senhor Cícero Romualdo da Silva. A homenagem reconhece sua significativa contribuição ao município, tanto na área da segurança pública quanto na cultura local, sendo o autor do Hino Oficial de Campo Grande do Piauí.
Encerrando a sessão, o prefeito Dr. Tico anunciou uma importante medida ambiental, que será a implantação de um aterro sanitário localizado a 24 km da cidade, que substituirá o atual lixão, oferecendo uma solução definitiva para o destino dos resíduos sólidos.
“Sabemos que existe um ônus, mas os bônus serão ainda maiores. Tudo será feito de forma responsável, pois sabemos que existem famílias que dependem da reciclagem e também tiram seus sustentos dali, então estamos planejando transformar o atual terreno do lixão em espaço para uma possível cooperativa de reciclagem, com geração de renda e sustentabilidade”, concluiu o gestor.
A atuação da Câmara Municipal, em parceria com o Executivo, reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida da população e a valorização da cidadania, demonstrando responsabilidade com as decisões que moldam o futuro de Campo Grande do Piauí. Sob a liderança do presidente Quirino Bezerra, o Legislativo tem se destacado pela condução transparente e pelo diálogo constante com a sociedade, fortalecendo as ações em prol do bem comum.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA MAIA FOTOS:
https://drive.google.com/drive/folders/1S98ioNGPUoGXveiMuuVwofCKdp0j0CTK
CRÉDITOS:
MATÉRIA: JAMILE BEZERRA
FOTOS: DANIELY DUARTE